3ª Idade


O Lar de Terceira Idade da Fundação de Aurélio Amaro Diniz é uma realidade muito expressiva no panorama do desenvolvimento social no concelho de Oliveira do Hospital. Em primeiro lugar porque é o primeiro Lar de Idosos criado por uma instituição concelhia e, depois mas não menos importante, porque é ainda hoje e ao fim de quase trinta anos depois de ter sido construído, o mais bem equipado e o que presta um serviço de mais reconhecida qualidade aos seus utentes.
Trata-se de um projecto que muito ficou a dever a uma pessoa que marcou toda a actividade da Fundação ao longo de muitos anos, o Sr. António Mendes Monteiro, que era Presidente do Conselho de Administração quando o projecto foi idealizado e a quem coube também a honra da sua inauguração, no exercício do mesmo cargo.
Essa cerimónia envolveu aliás grande pompa e circunstância, não apenas pelo facto em si, já ele próprio de enorme importância para a instituição e para toda a população do concelho de Oliveira do Hospital, mas porque contou com a honrosa presença de alguns dignatários, entre eles o então Ministro da Presidência do Conselho de Ministros Dr. Fernando Nogueira, o Governador Civil, Dr. Carlos Loureiro e o Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Simões Saraiva.
O edifício desenvolve-se em três pisos, de tal modo que:
- no rés-do-chão funcionam os serviços administrativos da FAAD, sala de reuniões, capela, gabinetes,  sala de convívio/biblioteca.
- o 1º. andar é ocupado com a cozinha (comum a todas as valências da Fundação: hospital, lar e infantário), armazém, despensa, tratamento de roupas, sala de refeições, sala de estar e também de convívio, sala de visitas e uma ala de alojamentos de duas e três camas.
- o 2º. andar, igualmente com uma ala de alojamentos de duas e três camas, apresenta ainda uma sala de visitas, uma pequena ala de alojamentos para idosos dependentes, gabinete médico e posto de enfermagem e zonas de tratamento de roupas.
Em virtude das excelentes condições que oferece aos seus utentes, o Lar de Terceira Idade da Fundação está permanentemente ocupado em toda a sua lotação, sendo as suas vagas alvo de enorme procura sempre que estas acontecem, como o confirma o número de inscrições que frequentemente são apresentadas.
A Fundação beneficia de um acordo de cooperação celebrado o Centro Regional de Segurança Social, sem o qual a instituição não teria condições para manter em funcionamento um equipamento social desta dimensão.
Para além da valência de Lar, a Fundação dispõe ainda, no âmbito social, de valências de centro de dia e de apoio domiciliário..