Institucional

Corpos Sociais


Órgãos da instituição *
Conselho de Administração:
(ata do Conselho de Administração nº.373 de 22 de fevereiro de 2014)
Presidente    Dr. Álvaro de Abreu Herdade
Secretário    Dr. António Casalta Nabais
Tesoureiro    Engº. Rogério António Pereira Prazeres
Vogal           Dr. Luís Miguel Ruivo Lagos
Vogal          Drª. Ana Cristina Saraiva Gouveia Serra
Suplente      Dr. José António Madeira Dias

Conselho Fiscal
(ata da Liga de Amigos onde foi eleita - nº. 39 de 21/12/2015)
Cargo / Nome /nº membro Liga de Amigos
Presidente -     Dr. Pedro Miguel Pina de Jesus (1041)
Secretário -     Dr. Nuno Miguel Fortes Fonseca (1040)
Vogal -     Dr. Daniel Martins Geraldo Taborda (1043)
Suplente -     Drª. Maria José Costa e Silva Falcão de Brito (716)
Suplente -     Dr. Carlos Oliveira Santos (727)

Mesa da Assembleia da Liga de Amigos
(ata da Liga de Amigos - nº 39 de 21/12/2015)
Cargo / Nome /nº membro Liga de Amigos
Presidente:     Dr. Sebastião José de Castro Pina M. Antunes (728)
Vice-Presidente:     Sr. Manuel José Lobo de Seixas Pereira (600)
Secretário:     Sr. António Carlos Gonçalves Figueiredo (1042)
Suplente:     Dr. José Nelson Correia Antunes (726)
*(até entrada em vigor de novos estatutos, que estão em fase de publicação)

História


Tendo iniciado a sua actividade em 31 de Julho de 1955, data da sua inauguração, o Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz é o resultado de um esforço colectivo desenvolvido há mais de quarenta anos por um grupo de pessoas empenhadas e determinadas em levar por diante o sonho daquele que, amante da sua Terra, deixou em testamento um significativo património pecuniário e imobiliário exactamente destinado à construção de instalações de saúde e apoio social no Concelho de Oliveira do Hospital.
Constituída uma Fundação a partir desse testamento, foi possível que naquela data e após demoradas obras, tivesse entrado em funcionamento esta unidade hospitalar que é hoje uma referência no Alto Distrito de Coimbra e região da Beira Serra.
Com as valências, na altura, de Medicina, Pediatria, Obstetrícia e Cirurgia, o mesmo Hospital veio a ser ampliado em 1969, com mais um piso e com o apoio substancial de um benemérito local recentemente falecido – Manuel Rodrigues Lagos – o que veio a permitir o reforço e alargamento do serviço de Cirurgia, que desde logo contou com a permanência de um cirurgião contratado.
Após a Revolução de 1974, foi o mesmo Hospital objecto de um processo de nacionalização consumado em 9 de Janeiro de 1979, tendo ficado desde essa data a depender do Centro de Saúde de Coimbra.
Foi depois integrado na D.G.H. entre 14 de Abril de 1981 e 15 de Julho de 1983, data a partir da qual passou a depender da Administração Regional de Saúde de Coimbra.
Em 01 de Janeiro de 1990, foi devolvido à Fundação Aurélio Amaro Diniz, mediante a celebração de um Protocolo de Funcionamento celebrado com a Administração Regional de Saúde, prevendo, contra o pagamento de comparticipações acordadas, a continuidade do funcionamento do Hospital.
Voltando mais uma vez ao seu estatuto de entidade privada, embora prestando serviços de elevado interesse público, já que, para além do Hospital, a Fundação mantém também em funcionamento um Lar de Terceira Idade com Apoio Domiciliário e uma Creche e Jardim de Infância com ATL, a gerência do Hospital foi assumida pelo próprio Conselho de Administração nomeado pela Câmara Municipal para mandatos de quatro anos, cujos membros desenvolvem a sua actividade, por vezes de grande exigência em termos intelectuais e de disponibilidade, de forma completamente gratuita, situação que ainda hoje se verifica.
Desde então até esta data, o Hospital tem vindo a dar continuidade à prestação de cuidados de saúde às populações do Concelho de Oliveira do Hospital e concelhos limítrofes, funcionando em grande medida como um satélite dos HUC e onde tem sido possível, mediante a celebração de novos acordos com a ARS ampliar consideravelmente o número e qualidade de valências hospitalares.

Pulsar 33


                                                                                                                               Pulsar Nº 33

Pulsar 32


                                                                                                                               Pulsar Nº 32

Pulsar 31


                                                                                                                                Pulsar Nº 31